top of page

NEWS

  • Foto do escritoragênciamam

Campanha de Organização Humanitária Global visa conscientizar sobre abuso sexual infantil

Passageiros da linha amarela do metrô de São Paulo estão recebendo informações para identificar sinais: mudanças no comportamento social ou problemas de saúde podem ser indícios


A Organização Humanitária Internacional Aldeias Infantis SOS Brasil, líder em cuidado infantil e que atua no Brasil há mais de 50 anos, lança sua campanha #DeUmBasta, em apoio ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que aconteceu no dia 18 de maio.


De 16 de maio a 13 de junho, os passageiros das estações Faria Lima, Pinheiros e Paulista serão conscientizados sobre esse tipo de violência, que atinge centenas de crianças por dia no Brasil, segundo divulgação do canal de denúncia Disque 100. Em 2018, foram 17.098 ocorrências. O parcial de 2019 já conta com 4.736 casos. No entanto, os dados se baseiam apenas em denúncias efetuadas – estima-se que este número represente apenas 7% dos casos. Ou seja, a soma real pode ser muito maior.


“A violência contra a criança é um problema sério no Brasil e faz parte de nosso trabalho prevenir e combater esses casos atuando junto com setor privado, governo e sociedade”, afirma o gestor nacional da Aldeias Infantis SOS Brasil, Alberto Guimarães.

“A #DeUmBasta, promovida pela Aldeias Infantis SOS Brasil, faz um trabalho muito importante pela proteção da infância e está aqui para conscientizar sobre a importância de todos nós nesse combate”, comenta a atriz Monica Iozzi, embaixadora da campanha.


As dinâmicas da campanha acontecem de 16 a 23 de maio na Estação Faria Lima, de 24 de maio a 03 de junho na Estação Pinheiros, e de 04 a 13 de junho na Estação Paulista do Metrô, sempre das 10h às 16h, em todos os dias úteis.


Além de folders impressos entregues nas estações, promotoras fazem um quiz de perguntas e respostas para identificar sinais de abuso em crianças e adolescentes e como proceder nesses casos: uma das opções é ligar no Disque 100, canal de denúncia que pode ser feita de forma anônima e atende 24 horas por dia, lidando com situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes e possibilitando assim o flagrante.


A atenção ao comportamento é essencial, por isso a relevância da campanha. Crianças e adolescentes vítimas de crimes sexuais costumam apresentar mudanças de conduta, como dificuldade de relacionamento, irritação, brigas constantes, abordagem de temas (como sexo) de maneira incompatível com a idade, isolamento social por meio da depressão, baixa autoestima, uso de drogas e males físicos, como dores de estômago, disfunção renal e dores de cabeça.


Para conhecer mais sobre a campanha e saber como ajudar, acesse o site da Aldeias Infantis SOS Brasil.

Sobre a Aldeias Infantis SOS Brasil

Como organização humanitária global, líder em cuidado infantil, a Aldeias Infantis SOS (SOS Children’s Villages International) atua no Brasil há mais de 50 anos, onde cuida de crianças, fortalece famílias, dá resposta a situações de emergência e advoga pelo direito de viver em família e comunidade. Presente em 27 localidades de Norte ao Sul do país, a Organização oferece atividades diárias que geram impactos positivos para mais de 11 mil pessoas, por meio de projetos de educação, esporte, lazer, geração de renda e empregabilidade, com foco na quebra dos ciclos de pobreza, violência e exclusão. 


agênciamam - Assessoria de Imprensa do Aldeias Infantis SOS Brasil

Juliana Macarenco | juliana@agenciamam.com | 11 3881-8882 ramal 23

Mariela Limeira | mariela@agenciamam.com | 13 98177-9898

32 visualizações
bottom of page