NEWS

  • agênciamam

Confira 10 dicas para você se dar bem no TOEFL Junior®

Dominar a língua inglesa cada vez mais é imprescindível no dia a dia das pessoas, seja para assistir filmes, ouvir músicas, conseguir aproveitar ainda mais uma viagem internacional, fazer um intercâmbio ou até mesmo para conseguir boas oportunidades de emprego.



Jovens entre 11 e 18 anos que já se preparam para o TOEFL Junior®, exame usado para medir as habilidades dos alunos no inglês, são avaliados quanto ao grau de compreensão ao ouvir, ler e também ao se deparar com estruturas gramaticais e vocabulário contextualizado.


“Estudos mostram que quanto mais cedo a criança aprender outra língua, melhor o cérebro irá se desenvolver e absorver com mais facilidade o novo conteúdo”, afirma Renato Magalhães, Bacharel em Letras e Pós-graduado (especialista) em Estudos Avançados da Língua Inglesa, com quinze anos de experiência na área e atualmente gerente da área pedagógica de inglês do Kumon.

Para Alissa Ushiro, de 12 anos, que mora em Belo Horizonte, o inglês é fundamental e obrigatório para realizar o sonho de ser tenista profissional. Dos 900 pontos máximos no teste, ela conseguiu 880 graças a rotina diária de estudos do idioma.


Em Londrina, Kaue Pais, de 12 anos, conseguiu 865 de 900 pontos possíveis no exame. “A disciplina em estudar diariamente a língua inglesa contribuiu para o bom resultado no TOEFL Junior® e estou muito feliz. Já penso em trabalhar nos Estados Unidos no futuro”, diz o jovem estudante.


Abaixo, confira 10 dicas para você se dar bem no próximo teste, disponível na versão impressa e digital:


1. Defina seus objetivos

Primeiro, entenda se o interesse no teste é para analisar suas habilidades em inglês ou se vai tentar uma vaga em escolas internacionais. Se este for o seu caso, vale a pena pesquisar como as instituições solicitam o teste. Isso poderá ajudar a selecionar o teste mais apropriado de acordo com a exigência da instituição almejada, bem como planejar os estudos e perceber os pontos que precisam ser melhorados.


2. Esteja atento às datas

O prazo para inscrição costuma ser extenso, mas é recomendado fazê-lo com antecedência, para evitar problemas de última hora. Se demorar para completar esse processo, há o risco de ter que fazer o exame em uma data e local que não sejam convenientes para você.


3. Faça um cronograma de estudos

Decididos os objetivos, o local e a data da prova, organize seu cronograma de aprendizado. Pense em todas as suas atividades cotidianas e veja o tempo que você possui para se dedicar ao TOEFL Junior® em cada dia da semana. Feito isso, comece revisando temas que você já sabe e só passe para tópicos mais complexos quando tiver uma base sólida. Lembre-se de estudar um pouco por dia, pois assim, você não se sobrecarrega.


4. Foque nos pontos em que você tem mais dificuldade

Ao montar seu calendário, esteja atento aos critérios adotados pelo exame e aos assuntos ou habilidades linguísticas que você considera mais difíceis. Em seguida, organize-se focando nestes itens.


5. Resolva simulados e provas anteriores

Para ter um bom resultado, é importante conhecer o teste, isto é, saber o que os avaliadores esperam dos alunos. Uma sugestão é resolver simulados e edições anteriores do TOEFL Junior®, sempre tomando cuidado com o tempo gasto em cada pergunta.


6. Veja filmes, leia livros e esteja atualizado

Ver filmes e documentários, ouvir músicas sobre temas variados em inglês pode sim ajudar no TOEFL Junior®. Ler livros também amplia o vocabulário, o que pode ser importante para o aluno se sentir confiante no momento de ler os textos da prova.


7. Administre o tempo

Ao longo do exame, preste atenção no relógio. Concentre-se e aproveite ao máximo o tempo que você possui.


8. Não esqueça o lazer

É essencial que você não se estresse durante a preparação para do teste. Realize intervalos entre os períodos de estudo e não deixe de descansar e se divertir.


9. Alimente-se e durma bem

É importante estar descansado e disposto no dia do TOEFL Junior®. Por isso, na véspera, durma cedo e se alimente bem. Procure também desempenhar atividades que diminuam a ansiedade, como praticar esportes, sair com a família e os amigos.


10. Não se cobre demais

Dê o seu máximo, mas caso não atinja a pontuação desejada, não fique triste nem se culpe pelo que aconteceu. Pense nos itens que podem ter contribuído para essa situação e tente melhorá-los nas próximas vezes. Lembre-se de que prestar o TOEFL Junior® sempre será uma experiência válida.


O material de inglês do Kumon foi desenvolvido especialmente para brasileiros e permite ao aluno adquirir um vocabulário vasto, que vai aumentando à medida que ele avança o curso, com a leitura de textos mais longos e complexos. É composto de 21 estágios que abordam o vocabulário, as estruturas e os textos de maneira gradativa, simples e natural. O material didático ainda inclui áudios gravados por nativos para que os alunos se familiarizem com os sons do idioma desde os primeiros estágios, e tornam-se aptos a realizar testes de proficiência, como TOEFL Junior®, por exemplo.


Assessoria de Imprensa do Kumon

agênciamam Ana Cristina Velasco | ana@agenciamam.com | Tel +55 11 3881-8882 ramal 22 Mariana Franceschinelli |​ mariana@agenciamam.com

0 visualização

+55 11 3881-8882
Al. dos Maracatins, 1217 - CJ 303

Indianópolis - São Paulo - SP - CEP 04089-014

FIQUE POR DENTRO

Cadastre-se e saiba tudo o que acontece na agênciamam.

Termos Privacidade © 2019   agênciamam assessoria de imprensa & relações públicas