NEWS

  • agênciamam

Crianças com dificuldade na escola: como os pais podem ajudar em casa?

Especialistas em educação listam dicas para ajudar a estabelecer uma rotina saudável de estudos com as crianças

Assim como outras atividades do nosso dia a dia, é importante que a tarefa em casa faça parte da rotina da família e que se transforme em hábito. As tarefas são uma oportunidade de reflexão e de crescimento pessoal da criança, além de auxiliarem no desenvolvimento de responsabilidade e senso de organização. “O incentivo e o interesse da família são muito importantes. É fundamental que os pais entendam a importância da lição, que ajudem as crianças a prosseguir por conta própria em seus estudos”, diz Natália Germano, com mais de 15 anos de experiência na área de educação.

Os pais podem ajudar estabelecendo horário e local adequado para o estudo. Montar uma agenda com as atividades diárias também pode ajudar nesta organização. “Na hora do estudo, é recomendável que os pais desliguem a TV e leiam, por exemplo”, comenta Natália que atualmente é gerente do setor pedagógico do Kumon.


A organização também é um ponto chave. “Na escola, auxiliamos os alunos desde como organizar sua agenda até o seu armário, assim como ter o hábito de olhar o mural todos os dias. Orientamos que seja feito da mesma forma em casa, estabelecer uma rotina de estudos, ter um local físico reservado para este fim e dedicar um tempo na noite anterior para arrumar a mochila do dia seguinte, são formas de auxiliar e ao mesmo tempo proporcionar esta autonomia para eles”, diz Krishna Tavares, com mais de 14 anos de experiência na área da educação e coordenadora de ensino na Escola Alef Peretz.


Confira seis dicas para ajudar os pequenos em casa:


1. Prática diária dos exercícios

Não deixe acumular tarefas, para depois fazer tudo em um único dia. Estabeleça uma rotina de estudos diária.


2. Ao iniciar a tarefa, faça até o fim

Importante ter sempre a mão lápis e borracha e demais materiais para realizar a lição de casa. Evite distrações para que o estudo possa ser realizado com sucesso.


3. Estabeleça hora

É recomendado fazer as lições todos os dias, sempre no mesmo horário.


4. Faça os exercícios na ordem proposta

Não pule as folhas nem os exercícios que precisam ser realizados. Siga a ordem e só siga adiante após terminar.


5. Faça os exercícios com atenção

Procure um local silencioso e sem interrupções para fazer as lições de casa.


6. Organização

Em casa, no final do dia, é importante organizar os materiais de estudo e deixar a mochila preparada para o dia seguinte.


A participação dos pais é importante, mas em vez de se sentarem junto para fazer a lição com a criança, a melhor opção é colocá-la em seu ambiente de estudos e os pais ficarem por perto, como um apoio. “Seja companheiro da criança. Mostre que estão ali para qualquer necessidade, mas não façam as atividades no lugar delas”, completa Krishna.


“Também é recomendável montar um planejamento e ter um local específico para estudar em casa, se possível um cômodo iluminado, organizado e longe de distrações, para que a criança consiga realizar os exercícios e se concentrar”, finaliza Natália.

agênciamam - Assessoria de Imprensa do Kumon e Escola Alef Peretz Ana Cristina Velasco | ana@agenciamam.com | +55 11 3881-8882 ramal 25 |

+55 11 98180-2096 Mariana Franceschinelli |​ mariana@agenciamam.com

Natália Oliveira | natalia@agenciamam.com

19 visualizações

+55 11 3881-8882
Al. dos Maracatins, 1217 - CJ 303

Indianópolis - São Paulo - SP - CEP 04089-014

FIQUE POR DENTRO

Cadastre-se e saiba tudo o que acontece na agênciamam.

Termos Privacidade © 2019   agênciamam assessoria de imprensa & relações públicas