top of page

NEWS

  • Foto do escritoragênciamam

Foco na educação: Kumon prevê a abertura de 93 franquias em 2021

A primeira etapa do plano de expansão, que prevê a inauguração de 43 unidades, acontece ainda no primeiro semestre


O Kumon, maior franquia educacional do país, prevê a abertura de 93 unidades, em todas as regiões do Brasil, durante o ano. A primeira etapa do processo de expansão da rede será concluída ainda no primeiro semestre, com a inauguração de 43 franquias. Atualmente, a marca conta com mais de 1500 unidades em mais de 580 cidades.


O crescimento esperado pela rede, com relação ao número de alunos, em comparação ao ano passado, é de 14%. “O ano de 2020 foi totalmente atípico, mas de grande aprendizado.


Passamos pela crise mundial, mas, se compararmos ao ano de 2019, no Brasil, conseguimos uma boa recuperação nos negócios, pois 35% da nossa rede conseguiu crescer e, por conta desses resultados, estamos otimistas para 2021”, diz Sr. Kazunori Watabe, presidente do Kumon América do Sul.



Inaugurações 2021


Até o final do ano, as cinco regiões do país irão receber franquias do Kumon, e o Sudeste concentrará a maioria delas. O estado de São Paulo receberá 36 unidades, serão sete no Rio de Janeiro, cinco em Minas Gerais e uma no Espírito Santo. A previsão para o Centro-Oeste são nove, sendo quatro no Distrito Federal, duas em Goiás, a mesma quantidade no Mato Grosso do Sul, e uma no Mato Grosso.


No Nordeste serão 11 novas franquias: quatro somente na Bahia, duas no Ceará e duas no Maranhão, e uma para cada um dos estados: Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A região Norte terá mais seis que serão distribuídas da seguinte maneira: Amazonas (2), Amapá (1), Pará (1), Rondônia (1) e no Acre (1). Na região Sul serão 18: oito no Paraná, sete no Rio Grande do Sul e três em Santa Catarina.


Retomada


De acordo com dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), a pandemia impactou o franchising. O momento mais crítico foi no 2º trimestre de 2020, quando o faturamento desse período caiu 35,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.


As redes de franquia, no 2º trimestre, realizaram um forte trabalho de adaptação à nova realidade de consumo de bens e serviços, provocado pelo isolamento social, e a reação veio logo em seguida, impactando em um aumento nas vendas desde o mês de agosto, o que elevou o faturamento no 3º trimestre.


No segundo semestre de 2020, as franquias do Kumon começaram a receber novos alunos e as matrículas voltaram a crescer. Cenário que se manteve até o final de ano e sendo superior ao mesmo período de 2019.


A rede encerrou 2020 com cerca de 90% do número de alunos, em comparação a 2019. A previsão para o final de 2021 é ultrapassar o número alcançado em 2019. “As aberturas, de norte a sul do país, representam o movimento para auxiliar a retomada econômica pós-pandemia, junto com o trabalho das franquias da rede. Nosso objetivo é apresentar a franquia Kumon como uma opção de negócio acessível para ajudar na retomada da economia e oferecer um serviço que ajudará muitas famílias, crianças e jovens, tanto agora no retorno às aulas presenciais ou no sistema híbrido, quanto no futuro, já que o Kumon desenvolve habilidades que podem ser utilizadas em todas as etapas da vida dos nossos alunos”, acrescenta Julia Yurika Shiroiwa, gerente de expansão do Kumon.


Modelo de franquia Kumon


Com investimento inicial a partir de R$ 40 mil, é possível abrir uma unidade da rede. O futuro franqueado não precisa ter experiência com educação, mas é exigido formação universitária. É essencial identificar-se com a área, ter conhecimento básico de matemática e português, e desejável de Inglês, vontade de trabalhar com o desenvolvimento de pessoas, facilidade em lidar com públicos diversos (de crianças pequenas a adultos) e identificação com a filosofia do método Kumon.


O Kumon oferece as disciplinas de matemática, português, inglês e japonês¹ para alunos de todas as idades. Com material autoinstrutivo e orientação individualizada, o ensino desenvolve nos alunos de todas as idades a capacidade de aprender por si só. Além disso, o método estimula habilidades como a independência e a responsabilidade, além de ajudar na concentração e estimular o hábito do estudo diário. Os materiais apresentam conteúdos que vão da pré-escola até o ensino superior.



Sobre o Kumon

Criado no Japão em 1958, pelo professor Toru Kumon, o método utiliza os chamados exercícios-guia para que o aluno realize as atividades com o mínimo de intervenção do orientador. Somente após absorver totalmente a informação, avançam para os níveis subsequentes. O método de estudo está presente em 57 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes. No Brasil são mais de 1.500 unidades em quase 580 cidades, somando mais de 160 mil alunos, do total de 180 mil estudantes na América do Sul. Mais informações no site http://www.kumon.com.br/franquia ou pelo telefone 0800 728 1121.


¹Verificar disponibilidade da disciplina na unidade


agênciamam - Assessoria de Imprensa do Kumon

Ana Cristina Velasco | ana@agenciamam.com | Cel +55 11 98180-2096 Mariana Franceschinelli |​ mariana@agenciamam.com | Tel +55 11 3881-8882


26 visualizações
bottom of page