top of page

NEWS

  • Foto do escritoragênciamam

Influenciadores com número menor de seguidores geram maior engajamento

Atualizado: 2 de out. de 2019

Por agênciamam


Quem convive ou trabalha com influenciadores sabe muito bem: aumentar o nível de engajamento e interações (como likes e comentários) no Instagram não é uma tarefa fácil. Precisa de muito conteúdo, boas fotos, uma audiência bem engajada e, principalmente, real. Na medida em que cresce o número de usuários da rede social e, consequentemente, o número de seguidores, fica cada vez maior o desafio de se destacar.

Segundo pesquisa realizada pela Squid, perfis com seguidores entre cinco mil e 30 mil usuários, os chamados specialist, são os que mais geram interesse nos stories e publicações. Eles alcançam 14% mais interações do que perfis com mais de 100 mil usuários, os chamados broadcasters. Isso porque eles estão muito mais próximos do público. Não é uma regra, mas podemos dizer que, quanto maior o influenciador, menor o engajamento dele.

Faça o teste!


Essa foto da Kim Kardashian, que ocupa a lista das celebridades mais seguidas do mundo, teve pouco mais de 1% de engajamento, alcançando 1,6 milhão em um universo de 149 milhões de seguidores.




Essa foto da Bruna Furlan, uma influenciadora com uma base consolidada de seguidores e que faz sucesso pelo seu lifestyle (e já foi do time agênciamam <3), teve mais de 8% de engajamento.




O perfil specialist facilita o engajamento principalmente por causa de três características:


1. Facilidade de selecionar o público-alvo

Normalmente, a característica do micro influenciador é fazer a escolha de um tema que ele tenha especialidade para ser abordado. Sendo assim, o público-alvo será atraído pelos interesses em comum e a comunicação entre eles será recíproca e clara.


2. Oportunidade de aproximação

Com menor número de seguidores e assunto mais nichado, o influenciador consegue responder stories, comentários e, consequentemente, consegue atender as expectativas e dúvidas, tornando a relação mais humana e real. É como conversar com um amigo!


3. Desperta confiança

O conteúdo de um micro influenciador é visto pelos seguidores como o conteúdo de uma pessoa comum. Isso em razão da proximidade que ele já conquistou com seu público. Quando esse influenciador indica, por exemplo, algum produto, seus seguidores têm a decisão baseada nessa confiança.


Portanto, o perfil broadcaster pode até possuir o número de publicações e seguidores muito maior, mas fazer publicações apenas para gerar curtidas não é suficiente e engajador. Afinal, se esse público não dá likes, não faz comentários e não acompanha publicações, muito provavelmente ele não terá interesse em abraçar suas ideias.


Por isso, não existe uma regra, o que existe é uma estratégia. Nem sempre é mais inteligente para uma marca usar celebridades, o micro influenciador pode ser uma boa opção! Porém, sabe-se também que o seu alcance é menor, mais nichado. Para as marcas com verbas reduzidas que querem implementar estratégias de comunicação digital segmentada, a vantagem é que o micro influenciador fala com o público certo e, por isso, a taxa de conversão é maior.


Mais do que número e interações, uma agência de relações públicas saberá orientar a marca, trazendo estratégias mais inteligentes e focadas para cada momento, produto ou campanha.

87 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page