top of page

NEWS

  • Foto do escritoragênciamam

Confira 6 dicas para não deixar a criança perder o ritmo dos estudos durante as férias escolares

Especialista em educação defende a prática do estudo diário, mesmo durante as férias, para manter ativa a memória da criança e tornar a volta às aulas mais fácil e tranquila

Optar por atividades de lazer durante as férias é fundamental para renovar as energias de toda a família. Mas, estudar um pouco todos os dias (30 minutos já é suficiente) traz muitos benefícios às crianças, pois além de não perderem o ritmo de estudos, também prepara para um retorno tranquilo para as aulas do próximo ano.

“Pode parecer difícil convencer a criança sobre a importância do estudo diário, mas é um investimento que ela só compreenderá no futuro. Pais, acreditem a prática é benéfica. Com a prática diária ela aprende a ter responsabilidade, a persistir e a buscar seus sonhos”, diz Bruna Duarte Vitorino, pedagoga que atua na área de educação há 15 anos.


Ainda de acordo com Bruna, que atualmente é coordenadora pedagógica do Kumon, apoio dos pais é essencial para maximizar com sucesso a capacidade das crianças. “Estudar não precisa ser chato e cada família pode encontrar a melhor maneira de incentivar o seu filho. Ler com os pequenos, participar de jogos educativos, ir ao teatro, enfim, qualquer atividade é válida”.


Confira mais algumas dicas da especialista para os pais diversificarem as atividades durante as férias:

1. Passeios em bibliotecas e livrarias

Estimule o gosto pela leitura com passeios em bibliotecas ou livrarias. A quantidade de livros irá encantar a criança, além de ver que outras pessoas também se interessam pela leitura. Deixe-a passear pelas prateleiras, sentir os livros e escolher alguma história. Encontre um espaço aconchegante para ler junto com a criança.


2. Contação de história

Aproveite o momento para reforçar os laços com os seus filhos, além de estimular o gosto pelos livros. Escolha um conto e proponha a leitura em conjunto, cada um lê uma parte. Dê liberdade para interpretar e incorporar vozes aos personagens e ao narrador, assim o momento se torna mais divertido. Caso a criança ainda não seja alfabetizada, realize a leitura em voz alta. A “contação de história” irá ajudá-la a conhecer novas palavras e instigá-la à leitura e criatividade.


3. Visita a museus

Proponha a atividade em grupo: em família ou convide os amigos de seus filhos para ir junto. Lembre-se que crianças querem tocar o que veem, por isso, dê preferência a exposições interativas, pois saciam a curiosidade e a diversão, enquanto transmite o conhecimento.


4. Desenhar e estimular a escrita

Ótimo para aguçar a criatividade, conhecimento, concentração, além de ajudar na coordenação motora. Separe desenhos para colorir e contornar, que contenham letras do alfabeto e números, por exemplo.


5. Ajudar nas compras

Mostre que a matemática faz parte do dia a dia. Deixe seus filhos ajudá-los a fazer a lista de compras e a calcular quanto irão gastar.


6. Jogos de memória e concentração

Jogos são sempre divertidos, estimulam a coordenação motora e o raciocínio lógico. Estimule brincadeiras em grupo como: quebra-cabeça, dominó, dama, xadrez, palavras-cruzadas, jogos de adivinhação, vôlei, futebol, entre outros.


agênciamam - Assessoria de Imprensa do Kumon Ana Cristina Velasco | ana@agenciamam.com | +55 11 3881-8881 ramal 25 | +55 11 98180-2096 Mariana Franceschinelli |​ mariana@agenciamam.com

60 visualizações
bottom of page