top of page

NEWS

  • Foto do escritoragênciamam

Diretor da escola Alef Peretz dá dicas para crianças curtirem as férias

Muito se discute se no período das férias as crianças e jovens devem seguir estudando, ou se é o momento para que elas possam descansar a mente e realmente aproveitar. Há quem defenda a importância do “estudar um pouco todos os dias” e há quem frise que é essencial deixar os estudos de lado e se divertir. Afinal, hoje em dia, os alunos possuem muitos compromissos e atividades extracurriculares, como línguas e esportes, além de terem que cumprir com a grade curricular da escola.

Para João Guedes, Diretor Pedagógico da Escola Alef Peretz, com 27 anos de experiência em educação, este é um momento para descanso. “Os alunos recebem diversos estímulos ao longo do ano. Sou heterodoxo quando se trata de férias, afinal, este momento para crianças e adolescentes significa a suspensão de uma agenda, um período para esvaziar a mente. Acho importante que vivenciem algo diferente, que não seja de aprendizagem direta”, completa o Diretor.


João indica diversas formas de tirar os alunos de casa, inclusive com suas famílias, para que não fiquem somente se entretendo com as várias telas que temos disponíveis em casa, como TV, notebooks, tablets, celulares etc. “O ideal é fornecer para eles uma relação com o mundo de uma forma mais livre para que consigam fazer uma reflexão sobre o todo, de uma forma mais fluída e sensível. E isso é possível sem precisar ir muito longe, conhecendo a sua própria cidade. Costumo dizer que existe uma São Paulo muito além dos muros da escola e dos condomínios onde moram”, explica Guedes.


Fazer um roteiro pelos parques, instituições culturais, museus ou até mesmo caminhar pelas ruas e conhecer novos bairros, pode ser muito enriquecedor. E, aproveitar isto com os pais, irmãos, primos é ainda melhor, pois é neste momento que eles vão poder se conectar, criar uma cumplicidade nestas relações. “O mais importante é que eles vivenciem coisas diferentes. Quando for ao MASP, por exemplo, é legal aproveitar para caminhar pelos arredores também, observar os prédios da Av. Paulista, as pessoas que estão passando por ali, comer algo que não é de costume. Tudo isso agregará mais do que continuar focado em livros e em tudo que já é comum em suas vidas ao longo do ano letivo”, conclui João.


SOBRE A ESCOLA ALEF PERETZ

A Escola Alef Peretz tem como missão formar pessoas apaixonadas pelo saber e com leitura crítica de questões universais a partir de valores como respeito, coragem, generosidade, humildade e empatia, que são apresentados aos alunos sobre o prisma judaico. Com um projeto pedagógico que visa promover um equilíbrio entre o desenvolvimento de habilidades acadêmicas e socioemocionais, também avalia seus estudantes por competências como autonomia, resiliência, colaboração e criatividade. Localizada nas dependências do clube A Hebraica, a escola atualmente conta com aproximadamente 900 alunos, em um espaço amplo que estimula a prática de atividades físicas e extracurriculares. Tendo a ambição de mudar o mundo por meio da educação, também possui uma unidade em Paraisópolis, onde realiza um projeto social com jovens estudantes do Ensino Médio da comunidade. Mais informações, acesse www.alefperetz.org.br.


agênciamam - Assessoria de Imprensa da Alef Peretz Juliana Vieira | juliana.vieira@agenciamam.com | +55 11 3881-8882 ramal 24

Mariana Franceschinelli |​ mariana@agenciamam.com

424 visualizações
bottom of page