NEWS

  • agênciamam

Saiba o que faz um Relações Públicas

Atualizado: 7 de Nov de 2019

Por agênciamam

O curso de Comunicação Social é dividido em quatro áreas: publicidade, jornalismo, rádio e TV e Relações Públicas. E, apesar de a grande maioria conhecer ou ter ideia sobre o que faz o profissional que se forma em jornalismo, em publicidade e em rádio e TV, é comum surgir o questionamento sobre o que é as Relações Públicas e como atua no mercado?


Relações Públicas é a profissão que administra a relação entre uma empresa, instituição ou figura pública com todos os públicos a quem se relacionam, seja interno, os colaboradores, ou externo, os clientes. A missão principal é construir, promover e preservar a boa reputação para o cliente obter sucesso e progredir.


Em tempos de redes sociais, a disseminação de informações está cada vez mais rápida e distorcida. Conforme o seu negócio cresce, mais públicos precisa atingir e maior a visibilidade que ele vai ganhar. Consequentemente, é comum uma marca precisa de um RP, pois só ele é capaz de indicar a melhor comunicação com o público-alvo.


E para que a comunicação seja eficiente, é de extrema importância ter como pilar uma estratégia organizacional para atingir o público de interesse, possibilitando que ele entenda o que sua empresa tem a oferecer, suas mensagens, seus valores e suas missões.


Mas o que faz um Relações Públicas? Tantas coisas que é mesmo difícil de explicar, mas levantamos algumas atividades desse profissional!


Elaboração de um plano de comunicação

Para elaboração de um plano de comunicação é necessário fazer uma pesquisa de opinião com o público interno e externo, a fim de compreender com quem a marca fala, o comportamento do consumidor, críticas e sugestões. Após isso, o Relações Públicas consegue traçar uma estratégia de comunicação eficiente.


Organização de eventos

Promover eventos proprietários, coquetéis, coffee break, palestras, exposições, shows e festivais. A função do RP é fazer a organização de tudo que é preciso para o evento ter êxito e ser agradável para o público e clientes. Por exemplo, decisão do local, estrutura, preparação e envio de press kit.


Construção de mailing

O mailing é uma das fundamentais estratégias de relacionamento com o público-alvo. O networking de um Relações Públicas é muitas vezes o que o diferencia. Ser bem relacionado, ter bons contatos com veículos de comunicação e influenciadores para parcerias e ações estratégicas é muito valioso para seu cliente se destacar e crescer.


Gestão de crise

Erros devem ser evitados, mas em alguns casos acontecem, outros casos podem ser fake News, causando um escândalo envolvendo a marca e acabando com a reputação que um RP trabalha tantos anos para construí-la. Nenhuma empresa está imune de críticas e crises, ainda mais com o mundo midiático em que estamos inseridos, onde a informação de dissemina rapidamente e as pessoas não verificam a veracidade. O RP especializado em gestão de crise deve trabalhar com a maior transparência, clareza na mensagem e ética possível com seu público, a fim de reverter a imagem negativa e não perder seu público.


Assessoria de imprensa

Muitas das atividades citadas estão inclusas na assessoria de imprensa. O relações públicas tem o dever de intermediar a informação e a mídia, fazendo com que a informação, mensagem ou novidades do cliente alcancem o público em forma de notícia, ou seja, uma informação jornalística, de interesse público. Para isso o assessor conquista um espaço em portais, sem investimento financeiro.


Comunicação interna

O RP atua para melhorar o relacionamento da equipe. A comunicação interna é muito significativa para uma empresa, pois melhora o clima da organização, diminui a rotatividade, aumenta a produtividade interna, facilita a integração de novos funcionários, diminui fake News internas e reduz efeitos de uma crise. Isso pode ser feito através de canais de comunicação, novas políticas de organização entre os funcionários e produção de conteúdo institucional.


Contato com influenciadores

Os influencers possuem alta capacidade de influência tanto nas mídias sociais como na vida offline. O relações públicas faz o contato com os influenciadores certos para que sua marca trilhe um caminho de sucesso e consiga atingir o público de interesse. Essa estratégia é muito importante para que o produto da marca ganhe maior visibilidade sobre o público segmentado.


Geração de conteúdo

Elaboração de conteúdo para todas as mídias utilizadas nas comunicações, seja rádio, televisão, Instagram e Facebook com base no público-alvo da marca.

Aqui na agênciamam, disponibilizamos os serviços de assessoria de imprensa, endomarketing, brand strategy, influencers, geração de conteúdo, média training e treinamento decrise, cross-branding, e muitas outras atividades relacionadas ao universo do Relações Públicas!

22 visualizações

+55 11 3881-8882
Al. dos Maracatins, 1217 - CJ 303

Indianópolis - São Paulo - SP - CEP 04089-014

FIQUE POR DENTRO

Cadastre-se e saiba tudo o que acontece na agênciamam.

Termos Privacidade © 2019   agênciamam assessoria de imprensa & relações públicas