top of page

NEWS

  • Foto do escritoragênciamam

O que fazer quando seu filho faz xixi na cama

Especialista aponta sinais de enurese noturna e como procurar ajuda


Uma dúvida muito comum dos pais é entender quando os episódios de xixi na cama estão fora do normal para crianças que ainda estão aprendendo a controlar a urina, após a retirada das fraldas. Cientificamente, o paciente é diagnosticado com enurese noturna, nome como é chamado o transtorno do xixi na cama, quando tem acima de cinco anos de idade, apresenta dois episódios ou mais no mês e pode ou não ter também sintomas diurnos, como a incontinência urinária.

Após perceber que o filho pode ter um problema relacionado ao xixi na cama, muitos pais não sabem o que fazer com aquela criança, pensando, muitas vezes, que apenas o acompanhamento psicológico pode resolver a questão. “Para iniciar a investigação da enurese, é necessário que se procure um médico para fazer as primeiras avaliações. O profissional pode ser um pediatra, para os menores de 18 anos, ou urologista e clínico geral, para os adultos. Dependendo do tipo de enurese, os colegas encaminharão para especialistas na área de distúrbios miccionais, como nefrologistas pediátricos, uropediatras, urologistas e nefrologistas”, explica a médica pesquisadora e colaboradora da Unidade de Nefrologia Pediátrica do Departamento de Pediatria do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da USP, Simone Fagundes.


Além dos sintomas urológicos, a enurese noturna pode ter complicações associadas, como presença de constipação (dificuldade para evacuar), roncos (apneia do sono), diabetes, TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade), “pedras” nos rins, entre outras. Por isso, a especialista destaca a importância da visão multidisciplinar para o paciente que sofre com o transtorno.


“Levar informações detalhadas quanto a quantidade de episódios ao mês, volume de xixi e número de idas ao banheiro durante todo o dia, número e aspecto das evacuações e histórico familiar ajuda bastante na caracterização do episódio. Estas características irão definir a conduta realizada pelo profissional de saúde no tratamento. Além disso, a escolha pelo tratamento poderá ser em conjunto com o paciente e a família, dependendo do tipo de enurese”, completa a pesquisadora do Instituto da Criança.


Para ajudar essas famílias na busca pelo tratamento da enurese noturna, o site Sem Xixi na Cama, compilou uma série de Centros de Apoio e locais especializados em distúrbios miccionais da infância, espalhados pelo Brasil. A lista pode ser acessada na página www.semxixinacama.com.br e conta com clínicas, consultórios e hospitais, públicos e particulares.


Mais informações sobre o xixi na cama

O site www.semxixinacama.com.br, desenvolvido com o apoio do Laboratórios Ferring, reúne informações sobre a enurese e tem o objetivo de orientar as famílias sobre como lidar com o xixi na cama sem traumas, alertando sobre a importância do diagnóstico correto e da busca por tratamento médico adequado. O visitante ainda tem acesso a uma lista com os centros de apoio mais próximos a sua região, perguntas e respostas sobre o tema, além de vídeos e um blog.


agênciamam - Assessoria de Imprensa de xixi na cama Juliana Vieira | juliana.vieira@agenciamam.com | (11) 3881-8882 | Ramal 24 Mariana Franceschinelli |​ mariana@agenciamam.com

32 visualizações
bottom of page