top of page

NEWS

  • Foto do escritoragênciamam

O que é assessoria de imprensa?

Por Juliana Vieira

Muitas dúvidas surgem quando uma empresa decide contratar uma agência de comunicação. Isso porque, geralmente, as vertentes de assessoria de imprensa e publicidade e propaganda costumam ser bastante confundidas. Mas afinal, o que faz uma assessoria de imprensa e o que a difere? Essa área da comunicação é responsável por intermediar o relacionamento entre o cliente e a imprensa.


O papel do assessor de imprensa, que costuma ter formação em jornalismo ou relações públicas, é fazer com que a informação do assessorado chegue aos veículos de comunicação em forma de notícia. Dentro das suas atribuições, está também a identificação dos temas do cliente que podem ser de interesse do público, ou seja, informação jornalística. Ao contratar uma agência de assessoria de imprensa, o objetivo é fortalecer a imagem e posicionar o assessorado em sua área de atuação.


O serviço pode ser contratado pelos mais variados perfis de clientes: organizações não-governamentais, empresas privadas, pessoas físicas e órgãos do governo, entre outros. Além disso, qualquer ramo de atividade pode ser beneficiado com uma assessoria de imprensa, desde cultura e entretenimento até economia. O ideal é buscar um atendimento que tenha expertise no setor de atuação.


Ao contrário do serviço de Publicidade e Propaganda, a assessoria de imprensa trabalha com o conceito de mídia espontânea, isto é, a conquista de espaço em veículos de comunicação sem investimento financeiro. Desta forma, todo o conteúdo publicado em determinada mídia apresenta maior credibilidade. Por outro lado, o jornalista tem autonomia para escrever sua matéria.


A divulgação de um release (material informativo produzido pelo assessor), por exemplo, não é garantia de reprodução na íntegra. Ao oferecer esse material para a imprensa, o assessor tem como objetivo principal despertar o interesse do jornalista em desenvolver um material mais completo e autoral sobre o tema, trabalhando para que as mensagens-chaves e os porta-vozes dos clientes estejam presentes na reportagem.

95 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page